ÓRFÃOS, E A IGREJA!
Já parou pra pensar quantos órfãos existem no mundo?
De
acordo com dados do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 3,7 milhões de
crianças brasileiras são órfãs de pai ou de mãe. O Brasil está na nona posição
entre os países em desenvolvimento com o maior número de órfãos no mundo. Estima-se que existam mais de 16 milhões de órfãos no mundo que perderam seus pais para Aids, e isso, segundo a ONU, representa metade dos órfãos existentes no mundo.
Você consegue imaginar a dor de um órfão? Muitos deles abandonados pelos pais ou retirados de suas famílias devida as condições sociais que vivem ou mal tratos sofridos por parte daqueles que lhe deveriam dar amor e suporte no inicio de suas vidas. Eles vivem em verdadeiras prisões, pelo menos é assim que entendo os orfanatos no Brasil, sem voz, personagens que não vistos ou lembrados por muitos.
A proposta desse pequeno estudo é mostrar que Deus se importa com aqueles que sofrem por viver nessa condição social. E por se importar, direcionou seu povo e, posteriormente, sua igreja para não agir passivamente diante dessa realidade, muitas vezes cruel e desumana.
A legislação veterotestamentária
dava direcionamento quanto ao auxilio aos órfãos.
Não sofrer qualquer espécie de
tortura, fosse ela física ou moral, era o direito básico do órfão segundo a
Tora, o texto de Êxodo 22.22 mostra que o órfão não deveria ser “afligido” [1], era exigido do cidadão
hebreu dar alimento e roupa, e isso era uma maneira de “fazer justiça” [2].
Do dizimo
arrecado pela nação, os órfãos, junto às viúvas, estrangeiros e levitas, a cada
três anos poderiam participar. Eles poderiam participar das festas de Israel
sem constrangimentos.
A lei da sega ou das colheitas encontrada no livro de
Levítico (19.9-10; 23.22) e Deuteronômio (23.24-25; 24.19-22) davam amparo aos
que viviam nessas condições, uma parte do que era colhido ou deixado de colher deveria ser dado livremente aos pobres, entre eles os órfãos detinham esse direito.
E o mais importante, Deus deu a
ordem, ninguém poderia perverter, transgredir ou omitir o direito dos órfãos
sob a pena de maldição divina (cf. Deuteronômio 24.17; 27.19).
Nos Salmos Deus é chamado de auxilio
e protetor dos órfãos (cf. Salmos 10.14; 68.5; 146.9). Ainda nos Salmos o povo
é conclamado a “fazer justiça” ajudando aos órfãos (cf. Salmos 10.18; 82.3). No
livro sapiencial dos Provérbios, onde é exaltada a sabedoria, pede-se respeito
à herança dos órfãos (Provérbios 23.10).
Os profetas do antigo testamento,
por varias vezes, denunciam abusos e exclusões que eles sofriam e em alguns
casos o povo hebreu ouvia as denuncias e profecias ligadas a esse trato social. Isaías, por exemplo, afirma que Deus já não se agradava das ofertas,
sacrifícios realizados pelos religiosos hebreus e asseverava que eles
precisavam aprender a “fazer o que é bom, tratar os outros com justiça; socorrer
os que são explorados, defender os direitos dos órfãos e proteger as
viúvas.” (Isaías 1.17 NTLH, grifo nosso).
A
denuncia do profeta Isaías continua com os lideres de sua época, que por
ganância esqueciam-se dos carentes (cf. Isaías 1.23; 10.2). Os profetas
Jeremias e Ezequiel também fazem a mesma denuncia (cf. Jeremias 5.28; Ezequiel
22.6-7) e mostra que algumas promessas feitas pelo grande Deus de Israel
estavam condicionadas ao tratamento que os hebreus iriam dar aos órfãos (cf.
Jeremias 7.6; 22.3). Já Oséias lembra que a misericórdia ao órfão vem de Deus
(Oséias 14.3).
Em
uma época de crises, de formação e de desenvolvimento de uma nação, vemos o
cuidado de Deus para com os órfãos.
Você pode estar perguntando: E o novo testamento?
Os órfãos na antiguidade faziam, e ainda fazem, parte da classe social chamada de pobres. Há alguns meses, comentamos sobre os pobres e o novo testamento. Você pode ver no link: (http://geracaojovemphb.blogspot.com.br/2015/12/a-pobreza-e-biblia-novo-testamento.html).
O novo testamento aplica alguns princípios: Todos são iguais (Gálatas 3.28), o amor deve ser direcionado ao próximo ( Mateus 22.39), e que o próximo são todos aqueles que eu posso fazer o bem (Lucas 10.29-37).
Especificamente sobre os órfãos é impressionante é o que Tiago afirma:
O nosso convite é pra você, que faz parte da igreja! Lembre-se daqueles que vivem sob a égide das injustiças sociais, você pode orar por essas pessoas, mas não somente isso, tenha atitude! Faça algo! Visite!
Ou, quem sabe, você pode, futuramente, pensar em adotar uma criança, e assim ser usado por Deus para ajudar uma vida.
Você pode estar perguntando: E o novo testamento?
Os órfãos na antiguidade faziam, e ainda fazem, parte da classe social chamada de pobres. Há alguns meses, comentamos sobre os pobres e o novo testamento. Você pode ver no link: (http://geracaojovemphb.blogspot.com.br/2015/12/a-pobreza-e-biblia-novo-testamento.html).
O novo testamento aplica alguns princípios: Todos são iguais (Gálatas 3.28), o amor deve ser direcionado ao próximo ( Mateus 22.39), e que o próximo são todos aqueles que eu posso fazer o bem (Lucas 10.29-37).
Especificamente sobre os órfãos é impressionante é o que Tiago afirma:
A igreja tem uma obrigação, e nós não podemos fugir dela. Ser fiel a palavra à palavra é nossa obrigação, e isso inclui visitar os órfãos. A palavra traduzida como visitar (grego episkeptomai) significa literalmente cuidar, preocupar, examinar a fim de saber como estar, ser responsável.A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guarda-se isento da corrupção do mundo (Tiago 1.27 grifo nosso)
O nosso convite é pra você, que faz parte da igreja! Lembre-se daqueles que vivem sob a égide das injustiças sociais, você pode orar por essas pessoas, mas não somente isso, tenha atitude! Faça algo! Visite!
Ou, quem sabe, você pode, futuramente, pensar em adotar uma criança, e assim ser usado por Deus para ajudar uma vida.
Oaidson Bezerra e Silva
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